A Coreia do Norte ou o Reino da Carochinha

Não tenho qualquer simpatia pelo regime da Coreia do Norte, mas espanta-me a forma como tanta gente parece aceitar como verdadeiras quaisquer histórias que se contem acerca do país. Os exemplos sucedem-se, mesmo quando as histórias são bizarras e implausíveis mesmo para os padrões norte-coreanos. Há poucas semanas surgiu por toda a imprensa mundial a notícia de que o tio de Kim Jong Un, depois de condenado à morte, teria sido introduzido numa jaula onde estavam 120 cães que o devoraram, sob o olhar atento do sobrinho e de mais 300 membros do partido. No entanto, só para citar a Time, o Washington Post e a NBC, as coisas podem não ter sido bem assim. A mais recente notícia, que até blogues como o Insurgente se prestaram a reproduzir, diz que o regime teria anunciado o envio de um astronauta ao Sol. Uma rápida busca pela internet revela que a notícia falsa partiu de uma página satírica irlandesa semelhante ao nosso Inimigo Público. Resta saber se é pior o regime que engana o seu povo ou o povo que se deixa enganar tão facilmente por tais mentiras.

2 comentários:

  1. O povo (do lado de cá) está sempre pronto a acreditar em tudo o que legitime o nosso modelo e que faça desmoronar o outro (do outro lado).
    Por outro lado, os regimes fechados são mesmo assim: fomentam e alimentam, eles próprios, os mitos. Prestam-se a isso.
    Quanto a mim, mando sempre os meus amigos de esquerda (daquela esquerda-esquerdíssima) irem passar férias para Pyongyang :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que mesmo estado muito longe dessa "esquerda-esquerdíssima" e sem sentir qualquer simpatia pelo regime dos três Kims adorava um dia visitar a Coreia do Norte. Aquilo não é outro continente, é mesmo outro planeta!

      Eliminar