Um ano de amarelo



Bradley Wiggins não tem a liderança natural de Armstrong, o carisma de Pantani ou a fúria tranquila de Contador. Não é um grande trepador nem pedala de forma particularmente espectacular. Alguns dizem que é snob, outros acusam-no de ser uma fria máquina de pedalar, formado na monotonia do ciclismo de pista. Ainda assim, Wiggins já garantiu o seu lugar na história do ciclismo de estrada, não só por se ter tornado o primeiro britânico a ganhar um Tour de France, mas principalmente pelo feito único de conquistar, no mesmo ano, o Ouro olímpico (em contra-relógio) e a Volta a França.

De facto, Wiggins é um autêntico anti-herói. Ao longo do último Tour, muitos foram os que puseram em causa a sua capacidade de vencer a prova. O maior desafio surgiu do companheiro que era suposto protegê-lo dos mais directos ataques adversários, Christopher Froome, e que por diversas vezes pareceu estar mais preparado para os rigores das subidas do que o próprio chefe de fila. A certa altura, embalado pelas especulações da imprensa, Froome pareceu contrariar as indicações da direcção da equipa e ensaiou um ataque ao líder, para logo a seguir recuar. Sem convencer, Wiggins acabou por vencer e chegar de amarelo a Paris.

O documentário Bradley Wiggins A Year In Yellow, acompanha o ciclista britânico ao longo de 2012, onde para além do Tour e dos Jogos Olímpicos, venceu ainda provas emblemáticas como o Paris-Nice e o Critérium du Dauphiné (sem esquecer o terceiro lugar na Volta ao Algarve, que não é mencionado no vídeo). Como é cliché neste tipo de trabalhos, o documentário mostra o outro lado do campeão, revelando um Wiggins humilde e tímido, longe do luxo e da exuberância de tantos outros, mas obstinado com o ciclismo. Homem de família, mas ainda atormentado pelo abandono do pai quando era criança. Um pai que mal conheceu e que morreu em circunstâncias estranhas, acompanhado de um caderno com recortes dos êxitos do filho. Um documentário com imagens magníficas, para todos os que gostam de ciclismo e não só.

Sem comentários:

Enviar um comentário