Geração "Share"
No último dia de 2013 surgiu no Público um interessante artigo sobre a mudança de comportamento do público em concertos e festivais. É um fenómeno que se tem acentuado progressivamente nos últimos anos e que ganhou nova expressão com a proliferação das redes sociais. Há cada vez mais gente que encara um concerto como uma experiência social, o que acaba por ser terrivelmente irritante para quem gosta verdadeiramente de música. Não me esqueço do concerto de Beirut no Sudoeste em que, ao meu lado, um grupo de espanholas discutia animadamente pormenores da sua vida sentimental. Num concerto no último Vodafone Mexefest, em pleno Coliseu, uma rapariga entretinha-se a girar em seu redor um telemóvel em modo lanterna, o que lhe valeu reprimendas e ameaças. Em certos casos torna-se difícil ver o palco com a quantidade de smartphones no ar, e para quê? Para infestar o Youtube com milhares de vídeos sem qualidade? No meio desta mentalidade do «partilha o que sentes», será assim tão difícil desligarmo-nos de tudo o resto e assistir a um simples concerto?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário